Saúde do Trabalho

Mofo: fungos causam alergia e até de doenças psiquiátricas

Moradores de regiões litorâneas devem ter cuidados especiais com a saúde e com a casa

O mofo é um inquilino indesejado que vira e mexe a gente descobre que está hospedando em nossas casas e também nos ambientes de trabalho.  Os mofos são fungos, de tipos variados, que aparecem em alimentos estragados ou ambientes com umidade.

Além do mau cheiro de alguns, dos danos que causam às roupas, móveis e casas, esses fungos também são, e muito, prejudiciais à saúde.

Cuidados com os imóveis nas regiões litorâneas

A umidade, aliada às temperaturas mais altas das regiões litorâneas, favorece o crescimento de mofo nos prédios. A parte interna dos imóveis podem sofrer com a maresia por conta do mofo que se instalada na parede.

O clima beira mar é bem propício para o surgimento do mofo e por isso é recomendado que se proteja as paredes dos prédios, evitando assim doenças nos moradores ou funcionários, tanto respiratórias quanto alergias.

Um desumidificador elétrico de ambiente pode ser uma solução, principalmente em locais menores.  Existe também no mercado vários tipos de “evita mofo” descartáveis, que têm preço acessível.

O inverno favorece o aparecimento do mofo

A diminuição da temperatura faz as pessoas deixarem as janelas e portas fechadas, o que pode causar grandes problemas, pois desta forma irão manter a umidade dentro do ambiente.

É necessário abrir as janelas e portas, de todos os móveis, como armários e guarda-roupas, para que entre luz natural e ventile. Também é recomendável expor roupas e cobertores ao sol.

Os grandes aliados do mofo são a umidade e a pouca ventilação, então manter o ambiente sempre seco e arejado é essencial!

O frio e o tempo seco podem fazer com que a umidade dentro dos imóveis passe despercebida, causando grandes estragos. As roupas e os ambientes podem ser danificados de forma severa nesse período, assim como a sua saúde.

Tipos de doenças causadas pelo mofo

Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.

Mas, existem doenças ainda mais graves que podem atingir as pessoas que são causadas pelos fungos do mofo. A doença causada pelo mofo tóxico é uma condição muito predominante e pouco diagnosticada.

As reações podem ser muito variadas, inclusive com sintomas exclusivamente psiquiátricos, como depressão, ansiedade, problemas de atenção, falta de clareza mental e insônia.

Alergias a mofo e Toxicidade por mofo são doenças diferentes. Alergias de mofo são devido a esporos de fungos que são inalados e causam febre do feno como sintomas.

Isso é diferente do mofo tóxico, que é devido aos vapores tóxicos voláteis produzidos pelo mofo que podem causar uma resposta inflamatória crônica (CIRS), uma reação auto-imune causada pela falta de liberação de bio-toxinas em indivíduos vulneráveis.

A vulnerabilidade à toxicidade por mofo está presente em 25% da população, que, na maioria dos casos, tem uma predisposição genética que inibe a eliminação de biotoxinas.

Uma família pode estar morando na mesma casa com crescimento de mofo, por exemplo, mas apenas um membro da família ficará doente. Isso porque essa pessoa é a única com a vulnerabilidade genética.

As toxinas do mofo podem se acumular no corpo, continuando a causar estragos muito tempo após a cessação da exposição e requerendo um curso prolongado de tratamento.

Consulte um médico de confiança

Na região norte do estado do Rio de Janeiro, você pode contar com um atendimento especializado para o diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas.

A Drª Carla Areas é médica alergologista, referência em sua área, na região. Agende sua consulta e cuide da sua saúde com o melhor atendimento.

SITE: http://segmedcampos.com/

TELEFONES DE ATENDIMENTO: (22) 2748-8500 / (22) 2723-4567

UNIDADE CAMPOS

Avenida 7 de setembro, nº430, Centro. Campos dos Goytacazes / RJ.

UNIDADE SÃO FIDÉLIS

Rua Alfredo Xavier Maia, nº 20, Centro. São Fidélis / RJ.

UNIDADE DE DEGREDO – SÃO JOÃO DA BARRA (PORTO DO AÇU)

Começo do Porto do Açu – BR 356. Centro, São João da Barra / RJ.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar