Saúde do TrabalhoSegurança do Trabalho
Tendência

Você sabe o que é saúde ocupacional?

Os funcionários são os bens mais valiosos de uma empresa. Sem estas pessoas, tudo para, não é mesmo? Diante desta realidade, os empregadores estão cada vez mais conscientes da importância de investir na saúde ocupacional de seus trabalhadores.

Se você é empregador, ou empregado, de alguma empresa de médio ou grande porte, certamente já ouviu falar desse termo. Mas você sabe do que trata a saúde ocupacional, sua importância e como promovê-la no ambiente de trabalho?

É o que veremos neste post! Prossiga com a leitura e confira.

Saúde ocupacional: o que é?

A saúde ocupacional surgiu da necessidade de criar uma área da saúde específica para cuidar do bem estar do ambiente de trabalho dos empregados de empresas de médio e grande porte, principalmente as grandes indústrias, ajudando a promover um melhor ambiente de trabalho, e uma melhor qualidade de vida aos empregados.

Em outras palavras, a saúde ocupacional cuida para que os trabalhadores se mantenham saudáveis. Diferente da saúde assistencial, que cuida de pessoas que já estão doentes.

Há alguns anos, a saúde ocupacional está presente em grandes indústrias que trabalham com materiais que podem ser tóxicos ou conter metais pesados. Ela, entretanto, passou a ser utilizada também em empresas de outros setores e segmentos, que buscavam proporcionar um local de trabalho mais seguro aos seus funcionários.

A saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador. Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho, e problemas de saúde que podem ser causados por causa do trabalho em qualquer setor.

Assim, empresas que investem na saúde ocupacional estão investindo na promoção de bem estar aos seus empregados, tanto o bem estar físico, quanto o emocional, além de oferecer um local mais propício ao um bom desempenho das funções no trabalho.

A importância da saúde ocupacional

Uma empresa que investe em saúde ocupacional está mostrando aos seus empregados que ela se preocupa com eles e com o sem bem estar.

Além disso, quando se investe na saúde dos empregados, também está sendo investido na empresa, pois trabalhadores aptos e com uma boa saúde, física e mental, desempenham melhor suas funções. Por isso, toda empresa precisa investir nessa área.

Não é difícil compreender que funcionários doentes ou em constante situação de risco estão mais propensos a reduzir sua produtividade e disposição para um dia de trabalho.

Os cuidados oferecidos pela equipe de saúde ocupacional ajudam a garantir um ambiente e rotina mais saudável para esses indivíduos, deixando os funcionários mais motivados e capacitados para produzir melhor.

A saúde ocupacional atua na contratação do funcionário para confirmar se esse candidato está completamente apto a assumir o cargo que está sendo oferecido a ele, reduzindo os riscos de que ele prejudique sua própria saúde ou a produtividade da empresa, caso desenvolva alguma doença ou problema de saúde após sua contratação.

Os exames de rotina são realizados para observar se o trabalho está influenciando na manutenção da saúde do funcionário, permitindo que a equipe de segurança do trabalho atue na prevenção de problemas futuros.

O acompanhamento demissional é uma garantia de segurança ao funcionário, já que ele vai detectar se o indivíduo teve a saúde prejudicada durante o tempo prestado de serviço, garantindo que ele vai ser liberado do serviço nas mesmas condições em que foi contratado.

Além disso, a equipe de segurança do trabalho é responsável por observar e orientar a empresa em relação aos procedimentos de segurança que devem ser realizados no local de trabalho, a garantia de boas instalações físicas e como fazer para evitar riscos biológicos, químicos e ergonômicos no ambiente.

Saúde Ocupacional: é obrigatório?

A garantia da saúde ocupacional é um direito do funcionário, defendido pelo Ministério do Trabalho brasileiro. A empresa, entretanto, pode optar por terceirizar esse serviço, ou por disponibilizar sua própria equipe de segurança do trabalho para estar em contato direto com o ambiente de risco.

A demanda, para definir o tamanho da equipe e como ela deve atuar na sua empresa, varia de acordo com o número de funcionários e com o tipo de atividade prestada pelo empregador e sua equipe.

Os benefícios de investir em Saúde Ocupacional

O investimento em saúde ocupacional gera uma serie de benefícios tanto para o funcionário quanto para o empregador. Abaixo, listamos alguns:

1. Redução ou eliminação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Os empregadores que investem na segurança e saúde ocupacional previnem situações que podem colocar em dúvida a integridade física e mental de seus funcionários. A partir das ações de prevenção de riscos e de iniciativas à saúde, o perigo de acidentes laborais e doenças ocupacionais é reduzido.

2. Redução dos custos da empresa

Inicialmente, os investimentos em saúde ocupacional são um pouco mais elevados, mas a médio e longo prazos estas práticas colaboram na redução dos custos da empresa.

Isso acontece devido a dois motivos principais: o primeiro baseia-se no fato de que a empresa gastará menos com licenças médicas e indenizações concedidas pela justiça por causa de acidentes que poderiam ter sido prevenidos. O segundo diz respeito ao fato de que há menos interrupções e tempos de parada que, logicamente, são prejudiciais para a empresa.

Além disso, ao realizar a troca de maquinários, por exemplo, é possível que alguns equipamentos de proteção individual deixem de ser obrigatórios e o custo com sua entrega passa a não existir mais. Pode acontecer também a eliminação do ambiente insalubre e, com isso, a empresa não terá mais que arcar com adicional de insalubridade. O mesmo se aplica para outras taxas, como o valor pago de adicional de periculosidade.

3. Evita o risco de multas e processos trabalhistas

Embora esta vantagem esteja intimamente ligada com a anterior, ela merece um tópico próprio. A segurança do trabalho é uma obrigação prevista em lei e as empresas precisam estar preparadas para receber inspeções do Ministério do Trabalho e visitas de órgãos responsáveis municipais ou estaduais.

O investimento adequado nesse setor garante a redução ou mesmo eliminação dos riscos de um problema com a fiscalização do trabalho, multas e processos trabalhistas. Afinal, com todos os processos funcionando da maneira correta, não há motivo para a empresa ser penalizada.

Com menos problemas com a fiscalização, a empresa tem menos custos com multas e também tem sua imagem menos prejudicada e menos envolvida em escândalos diversos, melhorando os resultados corporativos.

4. Melhora significativa da imagem corporativa

Ao investir na saúde e segurança dos funcionários, a empresa passa a ser vista de forma mais positiva e tem sua imagem corporativa melhorada. Desta forma, ela conquista, por exemplo, respeito dos clientes e um melhor posicionamento no mercado.

Além disso, a melhora da imagem funciona como um importante aliado para o empreendimento se tornar uma referência e uma autoridade no seu ramo de atuação. Dessa maneira, a empresa consegue se posicionar como a melhor opção de negócios e compras para os clientes.

5. Aumenta a motivação e a produtividade da equipe

O investimento na segurança e saúde ocupacional é primordial para a satisfação dos colaboradores. Um ambiente seguro e saudável pode reforçar o vínculo de pertencimento e orgulho dos trabalhadores em atuar em uma empresa que se preocupa com o seu bem-estar.

Além disso, o trabalhador que não está exposto a riscos ocupacionais tende a ficar mais motivado e focado em suas atividades e, normalmente, encontra menos dificuldades para realizar suas tarefas. Como consequência, o empregador obtém melhor aproveitamento da mão de obra.

Entendeu o que é a saúde ocupacional e qual sua importância? Ao implementar um sistema de prevenção de acidentes, você cuida para que os trabalhadores se mantenham saudáveis. Ou seja, trata-se de um investimento nos funcionários e na sua empresa.

Quer saber como promover a saúde ocupacional na sua empresa? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em lhe ajudar.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar